Projeto Gravaêh!

inspirados no The John Lennon Educational Bus dos EUA, que serve como ônibus escola promotor de novos talentos em vídeo, música e canto, surgiu a ideia do ônibus estúdio móvelTemos o Brasil como um país com a fonte necessária de inspiração para a cultura, dada sua variedade cultural, por sua diversidade de etnias, que aqui desembarcaram desde seu descobrimento.

Esta riqueza cultural é também evidenciada na música, onde milhares de brasileiros são reconhecidos mundo a fora.

Porém na mesma proporção que aparecem os talentos são apresentadas dificuldades de que seja feito a concretização de talentos novos, com a possibilidade de acesso no mercado fonográfico, de apresentação de seus trabalhos, via shows ou de divulgação em radiofusão.
Dada a demanda por oportunidades de registrar o trabalho para posterior publicização, é que a ONG CIRANDAR desenvolveu a idéia de um estúdio que pudesse servir de apoio a novos talentos, resolvendo o problema de custos de gravação.

Porém após resolver o problema de custos com gravação, como fazer com que este estúdio chegasse até as pessoas, era a pergunta a ser dirimida. E inspirados no The John Lennon Educational Bus dos EUA, que serve como ônibus escola promotor de novos talentos em vídeo, música e canto, é que surgiu a idéia do ônibus estúdio móvel.

Como nome, o projeto se apresenta como Projeto Gravaêh!, aliando o nome conhecido dos músicos com a forma mais regionalizada e despojada de se falar grava aí, sugerindo um pedido de um músico para gravar sua música.

Assim se equacionava a dificuldade de acesso a gravação de novos talentos da música, em determinadas regiões do estado do Rio Grande do Sul, sede da ONG Cirandar.

Quem é a ONG CIRANDAR :
A ONG Cirandar visa apoiar redes de culturas locais, buscando a inclusão social dos sujeitos por meio do desenvolvimento de ações que promovam a formação, a integração social e a cultura. Desde 2009 o Cirandar vem desenvolvendo uma proposta ousada e original: a criação do estúdio móvel Gravaêh.

Parceiros
Após surgir a idéia inspirada no Lennon Bus, partimos para busca de parceiros para a execução do projeto e destacamos a empresa Benfica que foi a primeira que aceitou o desafio.
Durante 10 meses foi realizado um intenso trabalho de engenharia e arquitetura para adapatar o ônibus urbano a um estúdio móvel.

O ônibus
O Ônibus é de fabricação nacional, porém adapatado para a função específica de estúdio móvel, com toda a aparelhagem para ser realizada uma excelente gravação, com estúdio, ilha de gravação e uma pequena sala de reunião.Para garantir que nada dê errado na parte elétrica o ônibus traz consigo também um gerador de eletricidade movido a gasolina.
O Ônibus também conta com uma biblioteca que será montada e desmontada durante suas estadias nos locais de gravação. A promoção da literatura é o primeiro trabalho da ONG CIRANDAR , que após estar atuando nessa área na capital do Rio Grande do Sul , passa a atuar também na promoção da música, sempre centrando no seu objetivo principal: a promoção da cultura e suas redes.

Objetivo do Projeto
Promover a cultura local e os talentos regionais, articulando e divulgando os músicos e bandas de diferentes estilos, através de um estúdio móvel de gravação de CDs. O Gravaêh está equipado com a mais alta tecnologia digital adaptada a um ônibus e irá percorrer o Estado do Rio Grande do Sul, descobrindo talentos e construindo uma rede social de artistas.

Turnês
Organizado a partir de Turnês, o Estúdio Móvel Gravaêh viajará beneficiando municípios, ou bairros que, em parceria com a ONG Cirandar, firmem parcerias públicas ou privadas. Cada turnê realizará gravações de diferentes gêneros musicais. As inscrições serão feitas pelo site www.cirandar.org.br/gravaeh.

Seleção das bandas
A seleção das bandas será feita por músicos reconhecidos na cena musical do estado juntamente com a equipe técnica do projeto.

Gravação
Cada grupo ou artista irá gravar três obras, com letra e música com composição própria. E receberá 30 cópias dos CDs gravados.

Site
Cada artista ou banda que gravar no ônibus, além de assinar um contrato responsabilizando-se pelos direitos autorais de suas músicas, permitirá que parte delas sejam disponibilizadas no site do projeto, para que se possa traçar uma rede social virtual conectando os diferentes parceiros do projeto.

Show comunitário
Em cada turnê, se houver parceria local, será possível realizar um show comunitário envolvendo os grupos que passaram pelo processo de gravação no ônibus.
Será uma oportunidade de divulgar os grupos e promover a cultura local nas diferentes comunidades do Estado.

Contatos: Fábio Ourique – 9998-2981 – cappro.consult@gmail.com Márcia Cavalcante – 9998-3845

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Projeto Gravaêh!"

Postar um comentário

Powered by Blogger